domingo, 6 de fevereiro de 2011

PRIMEIROS SOCORROS. CONTEUDO PROGRAMATICO.CRONOGRAMA

                 FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ              
               UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
                ASSESSORIA PEDAGÓGICA DO CCS

                      PLANO DE ENSINO 2011.1

                                      1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 


Código, turma e nome da disciplina: 
S357.
Primeiros Socorros.

Número de Créditos: teóricos e práticos: 02.02

Horário: segunda e quarta TEF.

Pré-requisitos:   



Público Alvo: Acadêmicos de Enfermagem e demais cursos da Saúde
   Local: UNIFOR: aulas teóricas – D41
                             aulas práticas   - H24/ P31/NAMI

Professor:
 Maria de Jesus Ferreira Marinho
 drdejesus@hotmail.com  ou drdejesus@unifor.br
SÍNTESE DO CURRÍCULO LATTES

     Médica  pela Universidade Federal do Ceará (1972) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990). Research Fellow no John Radcliffe Hospital - Oxford - Inglaterra de 1994 a 1996 e no Brompton Hospital - Londres – Inglaterra de dezembro de 1996 a 2000. Professora e pesquisadora nas áreas de  Medicina e Fisioterapia nos seguintes temas: sistema nervososo autônomo, insuficiência cardiaca, hipertensão arterial sistêmica, reabilitação cardiaca e condicionamento físico.



 


  


3    CRONOGRAMA

OBJETIVOS

Identificar o perfil do socorrista e suas competências técnicas e seus aspectos éticos e legais.
Participar junto à equipe de saúde no atendimento das situações de emergências, respeitando os aspectos éticos e legais pertinentes a cada situação.
Participar no atendimento às vítimas de traumas no ambiente pré-hospitalar, executando ações pertinentes a cada caso.
Executar ações nas situações de emergências clínicas. 

CONTEUDOS:

UNIDADE I - Considerações gerais sobre primeiros socorros.


 01.01 - Diferença entre emergência e urgência;
 01.02 - Leis e normas que regulamentam o atendimento pré-hospitalar no Brasil e no Ceará;
 01.03 - Perfil do socorrista e procedimentos operacionais;
 01.04 - Cuidados gerais no atendimento pré-hospitalar. 


UNIDADE II - Assistência aos clientes em situações de emergência.


02.01 - Sinais vitais;
02.02 - Parada cardiorrespiratória;
02.03 - Hemorragias e choque;
02.04 - Acidentes com animais peçonhentos;
02.05 - Intoxicações exógenas;
02.06 - Afogamento. 

UNIDADE III - Atendimento nas emergências traumáticas:



03.01 - Cinemática do trauma
03.02 - Imobilizações e remoções;
03.03 - Ferimentos - curativos e bandagens;
03.04 - Queimaduras e hipotermia;
03.05 - Lesões produzidas por eletricidade;
03.06 - Catástrofes - acidentes com múltiplas vítimas. 


UNIDADE IV - Atendimento nas emergências clínicas
04.01 - Doenças cardiovasculares.
04.02 - Síncope e crise convulsive.
04.03 - Diabetes.
Cronograma de atividades 2011.

Data
                       Fevereiro
Horas
02
Aula Inaugural: explanação do conteúdo programático, orientação sobre referências bibliográficas e dinâmica da disciplina, bem como entrega do cronograma/conteúdo programático.
T
D41
2 h
07

Leis e Normas que regulamentam o atendimento pré-hospitalar no Brasil;
Perfil do Socorrista e procedimentos operacionais;
Cuidados gerais no atendimento pré-hospitalar;

T
D41
2 h
09
Considerações gerais sobre Primeiros Socorros:

Diferença entre emergência e urgência,

P
2 h
H 24


Assistência aos clients em condições de emergência:

Sinais Vitais: Pressão Arterial (PA); Temperatura (T); Pulso (P); Respiração (R). = P.A. e T.P.R.

Exame Clínico: história clínica (anamnese) e exame físico.
1.Material: esqueleto para aprendizado das estruturas ósseas e cavidades onde se alojam as vísceras.
2. Estudo em dupla (aluno ator) para localização e identificação das estruturas ósseas e vísceras.

Aprendizado de achados normais à Inspeção, Palpação, Percussão e Ausculta.  (valor = 1.0 ponto).

Ref. 1. Exame Clínico de Celmo Celeno Porto.  V Diretrizes de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia – disponivel no portal Cardiol.br; aula da Internet disponivel no material didático – Unifor Online.
P
H24
2 h
14
Fisiologia do Sistema Cardiovascular
T
H24
2 h
16
Aprendendo a realizar um modelo do sistema cardiovascular (valor = 1,0 ponto)
P
2 h
21
Estudo em equipe para elaboração de material que será utilizado no debate de: exame clinico, sinais vitais e fisiologia cardiovascular. ‘valor = 1 ponto)
T
D41
2 h
23
DEBATE: Exame Clinico, Sinais Vitais e Fisiologia Cardiovascular (valor 1 ponto).
P
H24
2 h

28
Parada Cardiorespiratória - treinamento em manequins e manobra de Heimlich. (valor= 0 a 1 ponto).
T/P
H 24
2 h

                       Março

02
Hemorragias e choque sob o ponto de vista de cada especialidade. (DEBATE)
(valor 0,5 ponto) elaboração de perguntas
(valor 0,5 ponto) participação (total: 1 ponto para 1a AP).
P
D41
2 h
07
               CARNAVAL
FERIADO
09
               Carnaval
FERIADO
14
Acidentes com animais peçonhentos
T
D41
2 h
16
Intoxicações exógenas.
 
P
H24
2 h
19
   Dia de São José
Dia Santo
21
Afogamento–Prof.de Hidroterapia – prof. Heleno e prof Paulo Henrique,  convidados
Valor = o (zero) a 01 (um ponto) presença e participação, respectivamente. Nota para 1a.AP.
P
NAMI: 2 h piscina coberta e aquecida

23
          Turma B - 12
P/H24
2 h
28
              Turma A – 12 alunos
P
H24
2 h
30
Primeira Avalição Parcial (AP1) Teórica
          Turma A + B (todos os alunos).
(Valor= 0 a 10 pontos)
T/H 24
2 h
Nota:
A soma das participações vale 7 (sete pontos; 0 a 3 pontos serão dados a quem tiver 90 a 100 % de frequência



            ABRIL

04
Discussão da Primeira Avaliação Teórica.
T
D41
2 h
06
Cinemática do trauma: Imobilizações e remoções. (valor = 0,5 ponto p/ 2o. AP).

T
D 41
2 h
07
Data Final para Registro da Primeira Nota Parcial.
OBS - (5a feira)
11
Cinemática do trauma_imobilizações e remoções (valor = 0.5 pontos). Elaboração de perguntas com respostas para o debate.
P
P 31
  2h
13
Cinemática do trauma_imobilizações e remoções (valor = 0,5 ponto p/ 2o. AP). Participação no debate

Forum – Sinais Vitais  Inicio do Forum
Valor – 1 ponto para o 2o. AP
T
2 h
H24

Internet

18
Filme – valor um (1) um ponto: With Honours (Com Mérito) para o 2o. AP
Data Final para o Registro da Primeira Nota Parcial

Videoteca


2 h
20
Estudo em grupo Valor para elaboração de perguntas com respostas (valor = 0,5 ponto)

H_24

2 h
25
Ferimentos, curativos e bandagens.

T
2 h
27
DEBATE: ferimentos - curativos e bandagens.
(valor = 1 ponto)

P
H24
2

                              Maio


02
.
Queimaduras e Hipotermia.


T
D41
2 h
04
Queimaduras e Hipotermia.

(valor=0,5 ponto para o 2o. AP)

P
D41
2 h
09
Lesões produzidas por eletricidade.
P
H 24
2 h
11
FILME – A Vida dos Outros
VIDEOTECA

2 h

16
Catástrofes - acidentes com múltiplas vítimas. Código de Cores (0.5 ponto) – Elaboração de material para o  debate
P
 H24
2 h
18
Debate: catastrofes - acidentes com múltiplas vítimas. Código de Cores (0.5 ponto).

T
H24
2 h
23
Doenças cardiovasculares: diretrizes e nsuficiência cardíaca – edema agudo de pulmão  -  Discussão de casos.
T
D41
2 h

25
Síncope e crise convulsiva – discussão de casos

P
D41
2 h
30
 Segunda Avaliação Parcial (AP2) Teórica
          Turma A + B (todos os alunos).
P
H24
2 h
01
Diabetes: vale nota para o 2o.NP (valor= 0 a 0,5 ponto).

T/P
H24
2 h

               Junho

06
Doenças cardiovasculares: Infarto do Miocárdio.

P
H-24
2 h
08
Discussão de casos Clínicos – Infarto do Miocárdio
Data Final para Registro da nota 2a. AP

T
H24
2 h
13
VIDEO: Documentário - Políticas de Saúde no Mundo.
VIDEOTECA
2 h
15
Prova Final

18
último dia Letivo


  Julho   

5 (3a)
Colação de grau 2011.1

 6 e 7
 Período de 2a chamada – de provas finais

10 a 31
Matrícula de alunos 2011.2 Via Internet




6 -METODOLOGIA DO ENSINO

As atividades desenvolvidas serão teórico-prática, buscando favorecer o aluno para o crescimento do conhecimento, capacitando-o para uma interrelação da teoria com a prática, estimulando uma análise crítica da situação apresentada, procurando soluções com condutas baseadas em evidências científicasFazendo o aluno a ter mais iniciativa, porque, se pretende que ele aprenda a compreender a sua área de atuação nas diversas situações de emergências e clínicas. Permitindo que o aluno compreenda como o paciente chegou àquela patologia, o que está em torno dele, fazendo-o refletir sobre as circunstâncias do cotidiano da vida. Despertando a importância da avaliação, dos recursos e como encontrar a melhor solução para os problemas expostos, fazendo com que o aluno aos poucos se torne mais pró-ativo. Utilizaremos a metodologia com as seguintes estratégias didático-pedagógicas para favorecer a construção do conhecimento problematizadora percorrendo o arco de Manguerez; as ativas com pesquisas científicas sobre o assunto  que serão abordados na disciplina para discussão em grupo com perguntas e respostas. Haverá também apresentação de seminários.

  Serão realizadas durante o semestre 12 h de atividades extra-sala de aula, como foruns, filmes, atividades de pesquisa na Internet e grupo de discussão de casos clínicos que complementarão o conteúdo da disciplina.

7- AVALIAÇÃO

·  Iº NP – Uma prova escrita com questões múltipla escolha e discursivas do conteúdo teórico (V=10,00) e uma prova prática 10 (dez) no laboratório de Fisiologia Cardiovascular (sala – H24) para o reconhecimento de “lâminas” e peças do sistema cardiovascular e ainda oficinas de checagem de habilidades aprendidas no decorrer do curso; e uma nota sete (7,0) pela participação nas aulas práticas, Filmes e dos Foruns, e pelas presenças 70, 80, 90 e 100 % uma nota de 0 a 3, respectivamente.
·  2º NP – Uma prova escrita com questões múltipla escolha e discursivas do conteúdo teórico (V=10,00) e uma prova prática 10 (dez) no laboratório de Fisiologia Cardiovascular (sala – H24) para o reconhecimento de “lâminas” e peças do sistema cardiovascular e ainda oficinas de checagem de habilidades aprendidas no decorrer do curso; e uma nota sete (7,0) pela participação nas aulas práticas, Filmes e dos Foruns, e pelas presenças 70, 80, 90 e 100 % uma nota de 0 a 3, respectivamente.

·Discussão de artigos atuais valendo nota, referentes à disciplina e/ou às aulas práticas em laboratório. A discussão deverá ser apresentada em forma de debate, sendo avaliado o aluno individualmente e sua participação no grupo, abordando métodos de avaliação nas várias emergências e a conduta imediata diante de cada caso.
· A segunda chamada será oral ou esctrita contemplando o conteúdo de toda a matéria do período, seja para o 1ª ou 2ª NP.
· Prova final – Uma prova escrita com questões de múltipla escolha e dissertativas sobre o conteúdo teórico.

O resultado para nota da 1ª e 2ª NPs  será a média aritmética das notas atribuídas onde terão um peso para as duas avaliações, escrita de 2 (dois)  e prática de 2 (dois) dividido por 4.
Nota: OS ASSUNTOS DAS AVALIAÇÕES SÃO CUMULATIVOS E A 2ª CHAMADA poderá ser ORAL ou ESCRITA.
.
8 – BIBLIOGRÁFIA BÁSICA
BERGERON, J. David, Gloria, Krause, Jorge W Krause et al. revisor médico Howard A.   Wermant / tradução (Maria Alice Fortes Gatto, Kazuko Uchicava Graziano). Primeiros Socorros. 2 ed. – São Paulo: Atheneu Editora, 2007.
Titulo original: First Responder. Bergeron J. David, Bizjak, Gloria, Krause, Jorge W Krause,  Le Bandou, Chris.

GUYTON. Arthur C.- Tratado de Fisiologia Médica.  Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogon. 1991.

 HERLON, Saraiva Martins, Maria Cecilia de Toledo Damasceno, Soraia Barakat Awada.

JEMS, Mosby. PHTLS Prehospital Trauma Life Support.PHTLS Prehospital Trauma Life Support. VI. Ed. Elsevier. 2007.

Pronto Socorro. 2a ed.Rev. e amp.Barueri-S. Paulo; ed.Manole. 2008.
   
 PORTO, Celmo C. Exame Clinico. Bases para a prática Médica. Ed. Guanabara
      Koogan. 2000.
SERRO. AZUL Pileggi M.- Propedêutica Cardiológica. Bases Fisiopatológicas
            Ed. São Paulo :Editora Guanabara. 1988.

TIMERMAN, Ary; MACHADO Cesar L. A.et al; Manual de Cardiología.
               Sao Paulo: Editora Atheneu.2000



Informacoes Complementares:
Arquivos Brasileiros de Cardiologia – www.cardiol.br  / www.bireme.br



Text Box:








Um comentário:

  1. Boa Noite alunos e alunas de Primeiros Socorros, vocês podem fazer os seus comentários, entretanto, esse é o Design Instrucional da nossa disciplina de Primeiros Socorros (Projeto de Ensino) - Conteúdo Programático e Cronograma aprovado para esse semestre 2011.1.

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